
Quem não gosta de um bom chocolate? Seja ao leite ou mais amargo, o doce agrada a quase todos os paladares.
Infelizmente o consumo de grandes quantidades de chocolate todos os dias não é indicada pois esta maravilha é composta, em geral, de 8% de proteínas, 30% de gordura e, é aí que está o maior problema, 60% de carboidratos, incluindo grandes quantidades de açúcar.
Mas e o cacau puro? Bem, aí a coisa é diferente. O cacau puro ou 100% é composto apenas por sólidos das sementes de cacau secas, torradas e moídas e não contém açúcar. Por isso o sabor tão intenso e até amargo.
Assim, consumindo o cacau puro podemos nos beneficiar de suas propriedades muito mais do que consumindo chocolate comum.
Mas você já tentou diluir o cacau puro em água, ou mesmo no leite? Tarefa complicada. Mesmo agitando ou aquecendo o líquido, parte do cacau sempre se deposita em vez de diluir. Por quê?
A maior parte da insolubilidade parece ser causada pelo material da parede celular, contendo as celuloses e hemiceluloses (açúcares que formam a estrutura das paredes das células de vegetais e são muito difíceis de serem quebrados).
Assim, o cacau é sempre composto de uma parte de componentes insolúveis e outra solúvel. Por isso parte dilui e parte se deposita.
Saber mais:
https://poucodequimica.blogspot.com/2016/05/segredo-quimico-do-chocolate.html
Saiba tudo sobre: Cacau 100%, Chocolate em pó e Achocolatado
https://www.brasilnutricao.com.br/o-cacau-se-dissolvera-na-agua.html
